1.500 atletas participaram da Corrida do Fogo, domingo, em Manaus

1.500 atletas participaram da Corrida do Fogo, domingo, em Manaus

Manaus, AM – Comemorar com a população os 19 anos de Emancipação da instituição, que antes pertencia à Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Foi este o objetivo da 22ª Edição da Corrida do Fogo, realizada na manhã deste domingo (3/12), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM)

Antes da corrida para garantir o bom estado de saúde, os participantes mediram a pressão arterial e fizeram o tradicional aquecimento, que antecede qualquer competição esportiva, no local do evento, em frente à uma loja de autopeças.

A largada foi às 7h, na Avenida Governador José Lindoso – a Avenida das Torres -, no sentido Cidade Nova/Coroado.

O evento esportivo teve a participação de cadeirantes, que também prestigiaram a competição.

Nesta edição, 1.500 inscrições foram efetivadas e encerradas uma semana antes do prazo estipulado. Os kits para os competidores são oriundos de material reciclado, uma forma de responsabilidade social e com o Meio Ambiente.

De acordo com o Comandante Geral do CBM-AM, Coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, além da aproximação com a população, o evento esportivo incentiva a prática de vida saudável, determinação do governador Amazonino Mendes.

“Em tempos de  atenção à prática de atividades físicas e as pessoas adotarem um estilo de vida saudável, o nosso evento reúne todos esses objetivos. É uma maneira de confraternizar com a população por meio da prática esportiva”, disse a autoridade Militar.

Emancipação

A emancipação do Corpo de Bombeiros ocorreu no dia 26 de novembro de 1998, por meio de Emenda Constitucional nº 31. A instituição Militar foi emancipada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) tornando-se independente tanto na parte administrativa quanto operacional, elevando-se ao mesmo nível dos demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública estadual.

Um fato curioso é que nesse mesmo ano, o Governador Amazonino Mendes havia ganhado a reeleição governamental já no primeiro turno. O político é conhecido por realizar uma gestão marcada por fatos que ficaram em meio a História, dessa vez para o CBM-AM, dando autonomia de atuação no servir a sociedade.

Ocorrências

Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, o CBM-AM registrou 3631 ocorrências, sendo 524 ações preventivas, 143 acidentes, realizando também 158 atendimentos pré-hospitalares, 1.665 salvamentos, busca e resgate, registrou também 859 incêndios, além de 211 prestações de serviços e 44 ocorrências administrativas.

Capacitação

Em 2017, o Amazonas foi pioneiro na Região Norte com a ministração do curso teórico e prático em salvamento veicular. Dentre as demais capacitações, os bombeiros militares participaram do Estágio e Curso de Operações em Incêndio, Curso de Formação de Sargentos e Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Resgate, Curso de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada, Curso de Atendimento com Produtos Perigosos, Guarda-vidas, Salvamento Terrestre e Curso Especial para tripulante de Embarcação.

Amazonianarede-RT

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.