A visão ambientalista de Evandro

Osny Araújo
Osny Araújo

Muito antes dessa justa febre ambientalista que tomou conta do mundo e do Brasil, o Amazonas, tinha um cidadão respeitado, alias um político valoroso que já empunhava essa bandeira com muito conhecimento e propriedade em defesa da natureza e em especial da Amazônia.

Ao escrever este artigo, presto uma justa e saudosa homenagem ao um amigo, irmão de ordem maçônica, ao caboclo que sempre defendeu a região, como político, como Amazônida e como cidadão.

Refiro-me ao ex-senador Evandro das Neves Carreira, falecido no início desta semana, que com os seus pronunciamentos ricos em vocabulário, invejáveis, polêmicos e corajosos, tanto na tribuna da Câmara Municipal de Manaus, quando vereador ou no Senado da Republica, defendia e o meio-ambiente amazônico como um grande e “apresentando” ambientalista.

Caboclo determinado e político de palavra fácil, Evandro Carreira, com discursos inflamados, utilizando um português de alto nível, o “senador pororoca” como os amigos o chamavam defendia a região e a natureza como ninguém e aquela altura já demonstrava muita preocupação com o desmatamento da Amazônia e com os cuidados hídricos que devermos ter e parece que sòmente agora estamos nos conscientizando disso isso.

Polêmico, inteligente e culto, a verdade é que o Amazonas perdeu um grande filho e a Amazônia um dos seus maiores defensores, defensor do seu valor para o Brasil e para o Planeta e sonhava com uma verdadeira integração ao região ao Brasil coisa que ainda caminha a passos de jabuti, mesmo tendo a região, pela seu eco sistema, sua ecologia e biodiversidade de singular importância para a humanidade.

Essa defesa o Brasil testemunhou pelos belos e improvisados discursos no Senado Federal, e a determinação de um caboclo que conhecia a região com ninguém e por isso, proclamava aos quatro cantos a sua importância para o planeta terra.

Com a sua visão amazônica, Evandro defendia com rigor a região, através de discursos fortes e polêmicos, talvez por isso não tenha continuado no Senado e encerrou a sua trajetória política com dignidade. Não ficou rico e vivia humildemente e com dignidade na sua cidade de Manaus, que tanto amou.

Para as futuras gerações e para demonstrar o seu pioneirismo e defesa da Amazônia do meio ambiente, ainda senador, Evandro Carreira, conseguiu editar a obra “Recado Amazônico”, onde mostra grande parte do seu trabalho, através de uma série de pronunciamentos, editado pela Grafia do Senado, sem nenhuma dúvida uma grande e valiosa aula de ecologia e de Amazônia.

Evandro iniciou a sua caminhada política em 1974, como vereador da Câmara Municipal de Manaus, eleito pelo então MDB, hoje PMDB e desde então foi um ferrenho opositor da Ditadura Militar. Mano, como também era conhecido, tinha vários bordões nas campanhas políticas e um dos mais famosos, dizia que, o eleitor tinha uma bomba e solicitava à sociedade que detonasse o Governo Militar ou então vote contra o Governo da rodela, referindo-se ao ex-governador Gilberto Mestrinho, também falecido.

Evandro era assim e não sabia bajular. Os seus discursos não eram falaciosos, talvez, por isso a sua caminhada política não tenha sido tão longo. Talvez, os seus discursos nas campanhas políticas sem mentiras e falsas promessas tenham ajudado a encurtar a sua trajetória política.

Homem livre e de bons costumes, Evandro Carreira, era um cidadão e um político solidário, e lavou a vida fundamentado na igualdade, liberdade e fraternidade, por isso, a esta altura deverá estar junto ao G.`. A.`.D.P.U.`. o Senhor de todos os mundos. Descansa em paz, Ir. `.Que assim seja.

*Osny Araújo é jornalista e analista político

E-mails: [email protected]/[email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. AMAZÔNIA

    (por Evandro Carreira)

    Imenso laboratório
    Onde o informe e o disforme
    Se convulsionam num turbilhão em líquido.
    Afloram vivos,
    Em ânsia de síntese,
    Em angústia de análise.
    O ciclo se fecha
    E garante a viagem pelo Sidéreo.
    Romper o ciclo é o finito,
    Mantê-lo é cavalgar estrelas
    Na certeza do encontro com o Absoluto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.