Amazonino Mendes recebe governador de Rondônia e discute ações para a Amazônia

Amazonino Mendes recebe governador de Rondônia e discute ações para a Amazônia

Manaus, AM – O descontingenciamento dos recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a integração de todos os estados da Amazônia, por meio de um consórcio, foram a pauta do encontro dos governadores do Amazonas, Amazonino Mendes, e de Rondônia, Confúcio Moura, na manhã desta quinta-feira (30/11), na sede do Governo, bairro Compensa II, zona oeste de Manaus.

Conforme o governador Amazonino, o encontro afinou o discurso que ambos terão amanhã (1º/12), durante a reunião com os chefes de Estado, na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, em Belém (PA). Uma das pautas a ser abordada, na Sudam, será o descontingenciamento de verbas da ZFM para a aplicação dos recursos no desenvolvimento dos estados.

“Então, afinamos entendimentos muito proveitosos e importantes para os nossos estados. Entendemos que é um desperdício, um abuso, esse contingenciamento dos recursos da Suframa. Essa taxa, que é recolhida aqui mesmo, poderia muito bem estar atendendo, em nossos estados da Amazônia Ocidental mais o Amapá, aos programas importantes de desenvolvimento”, comentou Amazonino Mendes.

Estados  do Norte precisam se unir

De acordo com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, os estados da Região Norte precisam se unir, superar as barreiras partidárias, em prol do desenvolvimento da Amazônia. “Não adianta a gente esperar a benevolência de governo central, de outros estados do sul  e sudeste, de ter uma generosidade de atender aos estados da Amazônia nas suas particularidades.

As bancadas parecem que não são da Amazônia, são de si próprias. Então, nós temos que entrosar os nossos parlamentares, de todos os partidos. Não há partido na Amazônia. O partido somos nós”, declarou Confúcio.

Debate

 No fim do mês de outubro, Amazonino Mendes e Confúcio Moura estiveram no estado do Acre durante o Encontro de Governadores da Amazônia Legal e do Brasil, discutindo assuntos relacionados à integração da Região Norte e segurança nas fronteiras.

Na ocasião, foi firmada a criação de um Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o qual dará força na representatividade dos estados, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Amazonianarede-Amazonas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.