Barcos irregulares com destino a Parintins, apreendidos pela Marinha do Brasil

Amazonas – O movimento de embarcações nesta semana com destino a Parintins especialmente partida de Manaus, foi grande e a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, aumentou a fiscalização no rio PR oferecer segurança aos viajantes e com esse trabalho conseguiu apreender quatro embarcações irregulares que tiveram a viagem interrompida..

Nessa operação, foram  fiscalizadas 56 embarcações foram notificadas e 4 apreendidas até o momento, durante as abordagens realizadas pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) na Operação Parintins 2017.

Os números parciais foram divulgados neste sábado pela Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), divulgou, neste sábado (1/7), os números parciais de embarcações abordadas durante a Operação Parintins 2017. Desde o dia 26 de junho, a Capitania realizou 415 abordagens.

A viagem pelo rio Amazonas

De acordo com a Força Naval no Amazonas, foram estruturados três postos fixos de fiscalização: um no Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões; e os outros dois nas Barreiras de Inspeção Naval em Itacoatiara e Parintins. Até o último dia 30 de junho, 19.410 pessoas passaram pelo Posto de Fiscalização de Manaus.

A Operação tem o propósito de garantir a Segurança do Tráfego Aquaviário e a Salvaguarda da Vida Humana no período do Festival Folclórico de Parintins, que concentra o maior número de embarcações de passageiros e ‘recreios’ no Rio Amazonas.

Entre as principais irregularidades detectadas nas abordagens, estavam documentos em desacordo com as Normas da Autoridade Marítima. Foram vistoriados itens de segurança como colete salva-vidas, boias, habilitação do comandante e do barco, além do excesso de passageiros.

Os preparativos da operação iniciaram ainda no dia 17 de abril, com o recebimento  das solicitações das Vistorias Especiais para a concessão do “PASSE”, para as embarcações que trafegam pelo trecho Manaus (AM) – Juruti (PA), no período do Festival Folclórico de Parintins.

Ao todo, a Capitania recebeu solicitação para a vistoria de 151 embarcações. Destas, 125 receberam o PASSE, documento que agiliza a fiscalização no momento em que a embarcação for abordada.

No porto de Parintins

Na Operação, que se estende até a próxima segunda-feira (3), a Marinha emprega cerca de 400 militares; o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro e dos Navios-Patrulha Fluvial (NplaFlu) Amapá, Rondônia e Raposo Tavares, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAm); duas aeronaves do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral; e 20 embarcações de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e das Agências Fluviais de Parintins e Itacoatiara.

Amazonianarede-RT

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.