Começou a transição no Amazonas, a posse Amazonino acontecerá dia 2 de outubro

Começou a transição no Amazonas, a posse Amazonino acontecerá dia 2 de outubro

Segundo informações da equipe de Amazonino, ficou decidido que, no próximo dia 15 de setembro, serão apresentadas, pelo governo, as primeiras informações dos órgãos estaduais

Manaus, AM A s equipes de transição de governo do governador eleito do Estado, Amazonino Mendes (PDT), e do governador interino, David Almeida (PSD) tiveram, ontem, a primeira reunião de trabalho,  na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Segundo informações da equipe de Amazonino, ficou decidido que no próximo dia 15 de setembro serão apresentadas, pela equipe do governador interino, as primeiras informações financeiras e administrativas dos órgãos estaduais.

A Comissão de Transição do governo cumpre a resolução número 11, de 4 de outubro de 2016, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o Decreto  38.175/17.

O coordenador da equipe do governador eleito, o ex-secretário de Saúde Francisco Deodato, informou que “a reunião foi de apresentação e de definição do modelo de trabalho”. Por conta da semana de feriado, segundo ele, todos os órgãos de governo deverão apresentar suas informações até o dia 15. “Enquanto isso, os grupos  temáticos da comissão do governador eleito irão trabalhar normalmente.

No próximo dia 11, retomamos os trabalhos com os representantes do governo em exercício. A ideia é que até o dia  15 estejamos concluindo a primeira etapa”, disse.

De acordo com Deodato, a ideia é informar, em um curto prazo, ao governador eleito, o balanço da situação financeira e administrativa do Estado. “Tudo isso para oferecer, num menor tempo possível, as informações concretas que possam orientar as suas decisões e o início do governo após a posse”, disse, ressaltando que o papel da Comissão de Transição é garantir a transparência das informações das secretarias. “Pedimos que todos os órgão cumpram  a resolução do TCE, que é oferecer as informações reais para traçarmos o novo governo”, informou.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Francisco Arnóbio, que é o presidente da Comissão de Transição do Governo, os órgãos estaduais já receberam ofício solicitando as informações sobre quadro de pessoal, orçamento e balancetes.

A comissão tem como objetivo garantir ao governador eleito conhecimento do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração estadual, além de disponibilizar informações e dados relativos ao funcionamento das atividades do Executivo Estadual.

A reunião desta segunda-feira tratou basicamente da apresentação dos membros que compõem a comissão.

“São informações que envolvem um governo, envolvem uma administração. Isso é igual a uma empresa, assim como o Estado e o município. São informações relativas à administração e, por orientação do governador David Almeida, vamos colocar tudo à disposição, mesmo porque a administração é pública e 99% das nossas informações já constam no Portal da Transparência do Governo do Estado e vamos chegar ao 100% até o fim de setembro ou outubro”, reforçou Francisco Arnóbio.

De acordo com Francisco Deodato, as informações que serão repassadas pelos órgãos governamentais irão nortear as decisões da próxima gestão.  “A preocupação da comissão é garantir as informações concretas, objetivas e corretas ao novo governo. Esse tem sido o entendimento do presidente da Comissão e também é o que nós aqui, representando o governador eleito, pedimos”, disse.

Segundo o coordenador, o organograma do governo e das secretarias será objeto de um estudo à parte, mas a prioridade no momento, agora, é receber as informações. “Essa etapa é de recebimento das informações. A partir disso é que o novo governador definirá suas linhas de gestão”, ressaltou Francisco Deodato.

Equipes

Pela equipe de Amazonino Mendes, participam da comissão  Francisco Deodato, o deputado estadual Sidney Leite (PROS),  Jeordane Oliveira de Andrade (Seduc), Sander José Couto da Silva (Sefaz), Raimundo Nonato Belo Soares (Seinfra), Nícias Goreth Bastos Varjão (Sefaz), Anésio Brito da Paiva (SSP), Romeu Nogueira Campos Júnior  e  advogada Regiane Lopes Gióia.

A equipe da transição começa a trabalhar

Por parte do governo interino, participam o secretário de Estado da Fazenda, Francisco Arnóbio Bezerra Mota, Tadeu de Souza Silva (procurador-geral do Estado), José Jorge do Nascimento Júnior (secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Silvio Romano Benjamin Júnior (secretário de Estado de Administração e Gestão), Alessandro Moreira Silva (controlador-geral do Estado), Clécio da Cunha Freire (secretário Extraordinário), Márcio Rys Meirelles de Miranda (diretor-presidente da Fundação Amazonprev), José Arnaldo Lima Grijó (secretário executivo do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza) e Célio Bernardo Guedes (secretário executivo-adjunto do Fundo Estadual de Saúde). (Semmasdh), responsável pelo Plano de Ação para Atendimento aos Indígenas Warao e suas Famílias embarcou, na manhã de ontem, para Boa Vista-RR, para compartilhar o conhecimento adquirido no atendimento aos indígenas venezuelanos. A informação é da Prefeitura de Manaus.

A visita atende o convite dos representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) para que participem de uma formação no Estado de Roraima.

“A ideia é que nós possamos participar de uma formação com os técnicos de Boa Vista e a prefeitura da cidade, além do governador do Estado de Roraima, para que nós possamos contribuir com a experiência que já acumulamos neste processo de recepção dos imigrantes indígenas venezuelanos aqui em Manaus”, destacou a subsecretária da Semmasdh, Jane Mara Moraes.

Amaazonianarede-D24Am

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.