Dez crianças morrem nos ultimos dias com doença respiratória grave em hospital de Manaus

Os hospital onde as mortes ocorreram

Manaus, AM – Nas últimas três semanas, 10 crianças menores de dois anos morreram após apresentarem sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Hospital Delphina Abdel Aziz, na Zona Norte de Manaus. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), outras 13 crianças estão internadas na unidade com os mesmos sintomas.

O caso está sendo investigado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Segundo o órgão, síndromes gripais e síndromes gripais agudas tiveram aumento em Manaus, principalmente em crianças.

Em amostras coletadas dos pacientes mortos foi identificada a presença dos vírus da Influenza B e o Vírus Sincicial Respiratório, segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

“Foi descartada a etiologia por Influenza H1N1. Esses vírus, de transmissão de pessoa a pessoa, tem maior possibilidade de infecção nesta época do ano. A doença pode ser passageira, mas também pode ocorrer complicações que levam ao óbito”, explicou.

Segundo Bernardino, as 10 crianças que morreram vítimas de síndromes gripais deram entrada no hospital com quadros graves de saúde. O Hospital Delphina Aziz disse que as 13 crianças que estão internadas na unidade seguem isoladas dos demais pacientes. A unidade afirma que elas também já chegaram na unidade em estado grave ou gravíssimo.

A FVS informou ainda que a investigação está em curso e que os profissionais da área técnica realizam o levantamento de informações e exames complementares, que serão avaliados para auxiliar na melhor definição das causas das mortes.

A Susam disse que trabalha para intensificar as medidas preventivas nas unidades buscando oferecer condições de atendimento adequadas e ampliadas. Entre as ações implementadas está a emissão de nota técnica com orientações específicas sobre os cuidados com esses pacientes.

Medidas emergenciais

Com o aumento de casos, reuniões com os diretores das unidades de urgência pediátricas estão sendo realizadas na capital. Além disso houve reforço no estoque de Tamiflú – medicamento utilizado para tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave – para todas as unidades pediátricas de atendimento de urgência e emergência.

A Susam informou também que os leitos hospitalares foram reordenados para atendimento dos casos, que têm “absoluta prioridade” nas unidades de saúde do Amazonas.

Amazonianarede-G!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.