Fontes contesta estudo que coloca Manaus entre as 50 cidades mais violentas do Brasil

Amazonas – O Secretário de Segurança Pública do Amazonas,  Sérgio Fontes discordou sobre o resultado do estudo divulgado sobre a segurança no Amazonas. Fontes falou sobre o estudo que aponta Manaus na posição 46 das 50 cidades mais violentas do mundo. Em nota, a Secretaria informou desconhecer a metodologia utilizada pelo estudo para avaliar os parâmetros de segurança.

O estudo em questão colocou Manaus na 23º posição em 2016 e 46º neste ano. O texto, porém, não cita capitais brasileiras que conhecidamente apresentam situação de vulnerabilidade maior para a população, onde, por exemplo, há risco eminente de morte se um cidadão entrar, por engano, em uma região de favela.

Nos últimos dois anos, o principal medidor da violência no Brasil, o crime de homicídio, teve redução histórica em Manaus, passando de 988 casos em 2015 para 801 em 2016. “Tivemos grandes avanços na melhoria da segurança, mas ainda muito precisa ser feito, com apoio não somente do Estado, mas principalmente do Governo Federal”, disse o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

As apreensões recordes de apreensão de droga também devem ser destacadas (cerca de 21 toneladas em dois anos), pois a droga é utilizada pelo crime organizado para fomentar outros crimes.

“A cidade estaria certamente em um cenário de maior violência se essa quantidade de droga estivesse nas mãos de criminosos”, disse Sérgio Fontes. Ele destaca que em relação a outras capitais do Brasil, Manaus ainda tem vantagens no quesito segurança. “Não há, por exemplo, nenhum lugar da cidade onde a polícia não  entra, isso já é um cenário comum em outras capitais do País”, afirmou.

Amazonianarede-SSP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.