Furacão Irma deve chegar à Flórida com menor intensidade

A previsão é do Centro de Prevenção a Furacões. Furacão chega no sábado

Florida, EUA -0 O Irma, maior furacão já registrado no Oceano Atlântico, que causou destruição e mortes nas ilhas do Caribe, deve diminuir de intensidade ao chegar a Flórida neste sábado (9). Esta, pelo menos, é a expectativa do Centro Nacional de Prevenção a Furacões dos Estados Unidos.

Mesmo assim, foi decretada situação de emergência em 67 condados do estado. O governador da Flórida, Rick Scott, determinou a evacuação imediata das áreas de risco e pediu aos turistas que retornassem a seus países de origem. Muitos voos foram cancelados, e alguns turistas que estavam em Miami precisaram se deslocar para Orlando, o que resultou em estradas lotadas.

A maioria dos moradores já começa a se prevenir colocando tapumes de madeira e alumínio nas portas e janelas de vidro. Orlando, cidade de encantamento e magia que mais recebe turistas de todo o mundo, está servindo de refúgio para quem vem de Miami e de outras cidades do estado.

Os hotéis estão lotados, e os preços dispararam. Os parques vão ficar fechados neste fim de semana.

O condado de Orange vai abrir abrigos para as famílias e também animais a partir de amanhã (9). Os locais serão anunciados ainda na tarde desta sexta-feira (8).

 Números de vítimas

O olho do Furacão Irma atingiu as ilhas Turks e Caicos – território britânico no Caribe na noite de quinta-feira (7). Os ventos continuam fortes, de 180 km por hora, ainda na categoria cinco.Quatro das 14 vítimas confirmadas são das Ilhas Virgens americanas. As demais mortes foram registradas na ilha franco-holandesa St. Martin.

Nesta sexta-feira (8), o Irma deve alcançar as Bahamas e depois Cuba. A previsão é que ele chegue ao sul da Flórida na madrugada de domingo (10), na categoria 5 ou baixar para a 4, ainda ventos fortes ventos.

As fortes tempestades devem começar a ser sentida na região na noite de hoje. O governador da Flórida, Rick Scott, orientou a população para que esteja alerta e evacue as áreas com ordem de saída obrigatória.

As rodovias que deixam o sul do estado continuam congestionadas e há relatos sobre motoristas estão parados por falta de gasolina, por dificuldade de encontrar o combustível, escasso pela forte demanda e crise na produção causada pelo Furacão Harvey que assolou o Texas há uma semana, onde ficam as principais refinarias dos Estados Unidos.

Centenas de voos que chegariam a Miami, entre eles os procedentes do Brasil, foram cancelados. E o aeroporto poderá ser fechado hoje. Além da Flórida, Georgia e as Carolinas do Sul e do Norte decretaram estado de emergência. O Irma deve atingir a região costeira dos três estados na segunda-feira (11).

Amaznianarede-CNPF

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.