HU Francisca Mendes realizou 467 cirurgias em 2016

HU Francisca Mendes, realozou quase 500 cirurgias em 2016

Amazonas – Único da rede pública estadual  especializado em doenças do coração, em 2016, o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) realizou 467 cirurgias cardíacas (em adultos e crianças). Segundo a diretora da unidade, Juliana Palheta, a demanda do hospital é crescente, uma vez que é procurado por pacientes de toda a região Norte que dependem de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).“Tendo em vista ser o único na especialidade, possuí uma demanda crescente de pacientes com fila de espera para realização de tratamentos eletivos, cuja ordem de realização depende de  critérios como antiguidade, gravidade da doença e idade do paciente”, afirma Juliana.

Até o dia 16 deste mês, já foram realizadas 96 cirurgias (entre pacientes crianças e adultos). Além das intervenções cirúrgicas, o HUFM também concentra diferentes tipos de exames relacionados à área, e procedimentos médicos eletivos de alta complexidade em Hemodinâmica.

Segundo dados do hospital, de janeiro a dezembro de 2016, foram realizados 810.172 exames laboratoriais, 73.569 consultas ambulatoriais, 208 Cirurgias Vasculares, 5.055 Procedimentos em Cardiologia e Neurologia Intervencionista, 37.211 Exames Especializados para Apoio Diagnósticos, como 10.987 Raios X, 7.048  Tomografias Computadorizadas, 629 Ultrassonografias, 4.914 Cintilografias, 3.436 Ecocardiografias Transtorácicas, 9.095 Eletrocardiogramas ECG, 690 Testes Ergométricos/Teste de Esforço e 412 Monitoramentos pelo Sistema Holter 24h.

Interior 

Os 61 municípios do interior do Estado também são cobertos pelos serviços do HUFM, por meio de um Núcleo de Telemedicina e Telerradiologia. Segundo o hospital, essa estrutura prioriza a telecardiologia, com a realização de teleconsultas em cardiologia e exames diagnósticos cardiológicos à distância.

Em 2016, o HUFM realizou teleconsultas on-line e emitiu laudos de 41.819 exames, sendo: 39.847 Tele-ECG, 1.009 Telemapa, 876 Teleholter e 5.634 Telerradiologias.

Juliana Palheta,  ressalta que o hospital atende a muitos pacientes de estados vizinhos, principalmente do Estado do Pará. Por ser referência nas áreas cardíacas e vasculares, a unidade de saúde só recebe os casos previamente avaliados por profissionais de outras unidades, que avaliam a necessidade ou não de cuidados mais especializados. “As cirurgias são agendadas. O paciente primeiro interna em outras unidades e, depois, se for o caso de cirurgia, por exemplo, a pessoa é encaminhada ao Francisca Mendes”, explica Juliana.

A diretora afirma que uma vez no hospital, o paciente passa pela avaliação de uma equipe multiprofissional que dará a palavra final sobre a indicação do caso para cirurgia.

O HUFM é mantido com recursos estaduais e do Sistema Único de Saúde (SUS). O perfil predominante dos pacientes atendidos no hospital é de pessoas mais idosas, e com o histórico de outras doenças, como diabetes e hipertensão.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.