sexta-feira , 22 setembro 2017
Rainha Elizabeth II tem 90 anos e 65, de reinado (GEOFF PUGH /AFP)

‘Ponte de Londres caiu’: jornal revela plano para dia da morte de Elizabeth II

LONDRES — A Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, parece gozar de boa saúde perto de completar 91 anos, mas as autoridades britânicas já têm detalhado o protocolo para o dia da morte da monarca, que está no trono há 65 anos. O diário britânico “The Guardian” revelou os detalhes do plano para o funeral da soberana, nomeado de “Operação Ponte de Londres, em referência a um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital britânica.

O planejamento prevê a posse do príncipe Charles, próximo na linha sucessória real, já no dia seguinte, às 11h. A resposta do país à morte de Elizabeth II prevê que Christopher Geidt, secretário particular da rainha, dê a notícia ao chefe de governo — no momento, a primeira-ministra Theresa May. Caso a monarca venha a falecer de madrugada, a chefe de Estado será acordado para receber o comunicado. Os funcionários do reino serão avisados por uma linha interna, que repassará a mensagem “A Ponte de Londres caiu”.Caberá, em seguida, ao Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores comunicar os outros 15 estados sobre os quais Elizabeth II tem ascendência e os demais governos da Commonwealth, composta por 53 estados soberanos. A imprensa recebe a notícia posteriormente, com prioridade para a agência Press Association. Os demais veículos de comunicação serão avisados simultaneamente. Com a programação suspensa para acompanhar o desdobramento da notícia, os apresentadores dos noticiários televisivos deverão usar roupas pretas.

De acordo com o jornalista Sam Knight, que assina a reportagem, um lacaio vestido de luto colocará a nota oficial de falecimento na porta do Palácio de Buckingham, residência oficial da realeza. O britânico ainda ressalta a existência de um plano pronto para o caso de a soberana morrer no Castelo de Balmoral, na Escócia, ou durante viagem ao exterior. Os parlamentares, por sua vez, serão convocados em caráter especial e deverão respeitar “vários dias de luto”.
AMAZONIANAREDE-AGÊNCIAOGLOBO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money