Prefeitura de Manaus oferece consultas oftalmológicas para alunos da Semed

28-07olhoA Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está oferecendo consultas oftalmológicas e óculos para alunos das escolas municipais. O serviço é oferecido por meio do projeto Saúde Ocular que atende aos alunos de toda a rede municipal. Ao todo, o projeto espera atender, neste ano, cerca de 3 mil alunos. Até o próximo dia 4, o projeto Saúde Ocular irá percorrer escolas da zona norte de Manaus.

Nesta segunda-feira, 28, teve início o atendimento no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria da Fé Xerex Souza Anzoategui, localizado na rua 16 de agosto, comunidade Riacho Doce, bairro Cidade Nova, zona Norte. Cerca de 360 crianças serão atendidas até a próxima quarta-feira, 30. Além dos alunos do Maria da Fé, passarão por consulta os alunos das escolas municipais Biólogo Adolpho Duque, Júlio Cesar de Morais, Miguel Arraes, Djalma Passos, Erico Verríssimo, Mario Lago, Sulamita Gonçalves, Ruth Costa, Irmã Zenir e do Cmei Rosira Moteiro.

O Projeto Saúde Ocular faz parte do Programa Saúde da Escola, da Semed. Os atendimentos tiveram início no dia 15 deste mês.

A coordenadora do projeto, Patrícia Félix, explicou como funciona o processo de consultas. “O projeto começa no início do ano letivo, quando é feito a triagem oftalmológica com todos os alunos da rede. Os professores ou o agente de saúde escolar verificam os alunos que necessitam e os encaminham para a Semed. Em seguida, a gente verifica todas as crianças e encaminhamos ao oftalmologista. Depois, acontecem os atendimentos nos polos, onde chamamos todas as escolas próximas para a realização das consultas”, explicou.

Patrícia informou, ainda, que mediante prescrição médica, os alunos escolhem o modelo dos óculos e a Semed faz a doação. “Ao saírem da consulta com o oftalmologista, aqueles que necessitam usar óculos podem escolher o modelo mais adequado e a Semed entrega nas escolas”, completou.

A dona de casa Luzilene Santos, 43, contou que não tem condições de comprar os óculos para a filha, Laiza Santos, de 9 anos, e considera a doação importante para o desempenho escolar da aluna. “Eu achei muito bom e importante. Existem muitas crianças com problemas de visão e às vezes, nós, os pais, não temos como pagar uma consulta e nem mandar fazer os óculos, pois é muito caro”.

A dona de casa Marinalva Almeida, 42, contou que o filho, Otávio Augusto Souza, de 11 anos, nunca havia se consultado com um oftalmologista. “É a primeira vez que ele faz o exame e achei muito bom, pois ultimamente ele estava se queixando muito de dor de cabeça e que não estava conseguindo enxergar o quadro. Ele vai precisar usar óculos e ainda vai ganhar de graça”, contou.

Texto: Luana Carvalho – Foto: Cleomir Santos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.