Prefeitura realiza Censo Territorial da cidade de Rio Branco

25-07Censo-Territoriasl-2A Prefeitura de Rio Branco implementa o Censo Territorial, levantamento que sucede ao serviço de imageamento a laser da cidade realizado no ano passado e que abastece a base de dados do Sistema de Informação Territorial (SITgeo), ferramenta de gestão que possibilitará planejamento ainda mais criterioso das políticas de urbanização na capital do Acre. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana (SMDGU) é a coordenadora do processo.

O Censo Territorial a coleta de informações sobre os imóveis residenciais e comerciais da capital do Acre. Nessa coleta, são levantados dados sobre os diversos aspectos do imóvel, tais como: características, dimensão do terreno e da edificação, informação sobre as áreas de ocupação, identificação e atualização dos dados do titular da unidade imobiliária, entre outras informações. Em Rio Branco, o Censo Territorial começou em janeiro e deverá ser concluído no segundo semestre de 2015, mas os dados iniciais já são devidamente processados e utilizados na rotina da gestão.

Trata-se de um meio de gerar informações atualizadas de cerca de 90 mil imóveis da cidade (dados da Eletrobrás Distribuição Acre). A partir dessas informações é possível para a Prefeitura estabelecer políticas públicas mais direcionadas às necessidades da população. Com o Censo Territorial a Prefeitura poderá, por exemplo, identificar áreas com carência de moradias e agir corretivamente.

De acordo com Luiz Rocha, da SMDGU, há quatro equipes em campo. Cada uma delas possui sete integrantes devidamente uniformizadas e identificadas como trabalhadoras do Censo Territorial.

São profissionais como Thiago Rodrigues, que esta semana fazia o censo no bairro José Augusto. Durante visita à Travessa do Sol, Thiago disse que seu trabalho é de muita responsabilidade “pois coleta informações importantes para o desenvolvimento da cidade”.

Equipes percorrem a cidade e conversam com moradores

Os cadastradores foram treinados especificamente para esse fim, e têm a responsabilidade pelas informações coletadas. Além disso, todos os dados medidos são armazenados em equipamento eletrônico próprio da Prefeitura. Desta forma, agiliza-se todo o processamento das informações e garante-se a precisão dos dados levantados.

Com as informações fornecidas ao Censo Territorial, os serviços públicos relacionados ao seu imóvel que necessitarem de ação da Prefeitura poderão ser realizados com mais agilidade, mais precisão e melhor qualidade. Além disso, os dados que estarão armazenados de forma centralizada proporcionarão maior conhecimento do espaço geográfico de Rio Branco para elaboração de projetos sociais bem mais estruturados, políticas públicas consistentes, organização do crescimento urbanístico, levantamento de infraestrutura para o presente e o futuro e uma gestão fiscal justa. ” Para o melhor gerenciamento das informações a serem incluídas no SITgeo faz necessária a colaboração de todos os donos de imóveis na área urbana de Rio Branco”, pediu o secretário Luiz Rocha.

Os cadastradores iniciaram os trabalhos da atualização de dados do Censo Territorial pelas Regionais Cadeia Velha e São Francisco, após a conclusão dos bairros dessas Regionais os profissionais seguirão para as demais regiões da cidade.

O que é o SITgeo? – Consiste em um sistema cartográfico, georeferenciado, onde serão incluídas todas as informações legais e fáticas dos imóveis na cidade.

O sistema trabalha com uma base cartográfica atual, com fotografias aéreas de toda a cidade, além de apresentar todas as informações legais dos imóveis de Rio Branco, além dos nomes dos proprietários, ocupantes, características dos imóveis e seus respectivos endereços.

O Censo, frisa-se, levanta várias informações necessárias para o planejamento urbano, alocação de recursos, gerenciamento urbanístico e gestão das políticas públicas aplicáveis ao município.

Fonte: A Gazeta do Acre

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.