Termina a Copa, entram em campo os políticos

25-04osnyOsny Araújo*

A Copa do Mundo está terminando com a humilhação da Seleção Brasileira e um show extra campo dos brasileiros, que mostraram ao mundo um Brasil bonito, solidário e alegre e entram em campo os times dos políticos.

Agora as seleções saem das vitrines e entram em campo os times políticos, com as campanhas abertas na caça de votos para as eleições do próximo mês de outubro e nesse jogo, o astro maior será o povo, que será bajulado, tratado com muito carinho e respeito pelos candidatos, como ocorre em todas as campanhas eleitorais.

É um momento importante para e por isso devemos ficar atentos aos comportamentos dos políticos, desde os tradicionais “caciques” catalisadores de votos como os “candidatos nanicos” sem votos e vocação política, que participam da refrega eleitoral, apenas por algum interesse que podem esta por traz dessas candidaturas.

É necessário que os eleitores mesmo que considerem chato e sem atrativos, assistam com interesse e de maneira assídua aos programas políticos que vem por aí no radio e na televisão.

Os programas não são convidativos. Na verdade são chatos e quase em conteúdos, mas vale apenas assistirmos com atenção. Será través desses deles que poderemos conhecer um pouco mais de cada candidato, ouvir atentamente as suas propostas, as promessas mirabolantes, as falácias e peneirarmos tudo isso na tentativa de encontra um candidato bom, merecedor do nosso voto. Não será uma tarefa fácil, mas, é possível fazer essa peneira.

Para a presidência da República, eleição das mais importantes para os brasileiros, o quadro está polarizado entre a presidente Dilma (PT) candidata a reeleição e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) uma vez que o terceiro candidato mais em evidência, o ex-governador do Pernambuco Eduardo Campos surge na minha visão como franco atirador e não deverá encontrar forças para competir de igual para igual.

No campo estadual, o cenário é mais ou menos parecido como o Nacional, e a eleição deverá ser polarizada entre as candidaturas do governador Jose Melo (Pros) e do senador e ex-governador Eduardo Braga (PMDB), considerando que os demais concorrente ao Governo do Estado serão apenas figuras decorativas no pleito.

De um modo geral, e falando nas eleições como um todo, existem candidatos para todos os gostos, mas é necessário que escolhamos os melhores. Sei que essa escolha não será nada fácil, mas quem sabe, possa ser feita com relativo sucesso.

É fato, também, que eleições no Brasil, diferente de uma Copa do Mundo há muito que não despertam grande interesse em função da descrença popular nos políticos, daí a abstenção crescente, mas não podemos deixar de participar desse maravilhoso e importante processo democrático, uma das raras oportunidades em que a sociedade manda e determina através do voto.

O voto é a grande arma do povo. É com ele, que os protestos serão materializados e que as transformações e mudanças acontecerão por isso à participação popular no processo eleitoral é de fundamental importância, por isso é obrigação de todos comparecerem às urnas e cumprir esse ato, com muito civismo e responsabilidade.

Fique atento eleitor. Nas eleições de outubro, você é o cara e o astro maior, por isso não deixe de participar.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

e-mail: [email protected] – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.