Vereadores consideraram positivo as eleições suplementares no Amazonas

Vereadores consideraram  positivo as eleições suplementares no Amazonas

Manaus, AM – A eleição suplementar no Amazonas, ocorrida no domingo (6), que indicou para o segundo turno a disputa entre os candidatos Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) ao cargo de governador, polarizou o discurso dos vereadores na manhã desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Candidato ao governo nessas eleições, tendo como vice de chapa a vereadora Professora Jacqueline, do mesmo partido, o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Wilker Barreto (PHS), fez um balanço positivo do primeiro turno. Agradeceu pelos 22 mil votos recebidos e disse que saiu fortalecido dessas eleições.

“Plantamos uma boa semente, fizemos boas propostas, participamos de bons debates e demos boas entrevistas. Nos  curvamos à votante do povo do Amazonas e fazemos um apelo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que permita a realização do segundo turno e que a vontade do povo seja respeitada”, disse.

O presidente lamentou a grande abstenção (de mais de 500 mil), mas afirmou que essa abstenção não tira o brilho da democracia. “Terminamos a eleição de cabeça erguida, porque acreditamos que o caminho da administração pública é a boa gestão”, disse ele, ao afirmar que no decorrer da semana irão reunir para definição de qual caminho será tomado para esse segundo turno.

Sassá da Construção Civil (PT) destacou o desempenho do PT nas urnas e disse que não vai ficar “em cima do muro”, que já tem seu candidato, embora não tenha revelado quem vai apoiar no segundo turno.

Raulzinho (DEM) parabenizou a todos que participaram da organização da eleição no Amazonas, pela tranquilidade no pleito, embora a abstenção tenha sido muito grande. Parabenizou Wilker Barreto, Professora Jacqueline e Marcelo Serafim (PSB), colegas vereadores que tiveram oportunidade de colocar suas propostas para o Amazonas.

Para o vereador Gedeão Amorim (PMDB), os números foram auspiciosos. Ele destacou a boa votação do candidato do PT, José Ricardo, pelos votos ideológicos e da militância, e a votação expressiva dos mais influentes candidatos, no caso Amazonino Mendes e Eduardo Braga. “Estamos vivendo um novo momento. Saímos do zero a zero novamente”, disse.

Professora Jacqueline também agradeceu às pessoas que acreditaram na chapa composta com Wilker Barreto e pelos votos da militância do PHS. “Estou feliz, pois fizemos uma campanha propositiva, saudável e respeitosa”, disse ela, avaliando que pelo alto índice de abstenção, voto nulo e em branco, os políticos devem fazer uma autocrítica e mudar a prática da política.

Coronel Gilvandro Mota (PTC) creditou a abstenção recorde do eleitorado à falta de ônibus, ao desinteresse pela política e outros em forma de protesto. “Esperamos terminar essa eleição com novas práticas e que os resquícios do coronelismo sejam banidas para termos um processo e um resultado isento”, afirmou.

Para o vereador Plínio Valério (PSDB) é inevitável a discussão das eleições na Casa, que é política. Para ele, os dois candidatos que irão ao segundo turno bebem da mesma fonte, são pai e filho.

Joelson Silva se limitou em parabenizar a forma tranquila do pleito nas 15 escolas visitadas. Ressaltou também a coragem dos colegas vereadores que contribuíram com o pleito e que tiveram coragem de enfrentar esta eleição para o Governo.

Amazonianarede-CMM

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.